loader image

Síntese e perspectivas para os próximos estudos

5.6. Educação Ambiental como política pública e prática democrática

Este módulo nos permitiu compreender que a Educação Ambiental não se realiza apenas em projetos escolares, mas deve ser reconhecida e fortalecida como política pública estruturante, articulada às leis nacionais, aos currículos, aos conselhos participativos e à gestão intersetorial. Discutimos como o PMEA de Charqueada se integra à PNMA, à PNEA, às DCNEA e à BNCC, revelando-se um instrumento potente de alinhamento com as diretrizes nacionais e de enraizamento nas práticas locais.

Também analisamos a importância da participação social, do papel dos conselhos como o COMDEMA, e da cooperação entre diferentes setores da administração pública, elementos essenciais para garantir que a Educação Ambiental ultrapasse os limites da escola e se enraíze no território. Ao integrar essas dimensões, o PMEA promove a construção de uma cidade educadora, onde o cuidado com o ambiente e com as pessoas se torna compromisso coletivo.

Educação nas Nuvens
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.