3.6. Do planejamento à ação: construir políticas públicas como exercício formativo e transformador
Ao longo deste terceiro módulo, compreendemos que o Plano Municipal de Educação Ambiental de Charqueada (PMEA) é muito mais do que um conjunto de diretrizes técnicas. Ele é uma construção coletiva e política que expressa o compromisso do município com uma Educação Ambiental crítica, emancipatória e ancorada no território.
A análise dos cinco eixos estruturantes do plano — Gestão Pública e Governança; Educação e Participação Social; Sustentabilidade e Desenvolvimento Local; Bem-estar e Relação com a Natureza; Transparência e Monitoramento — evidenciou que a Educação Ambiental precisa ser compreendida como um eixo transversal das políticas públicas, integrando setores, saberes e práticas.
Vimos que as diretrizes gerais e específicas organizam os valores e princípios que sustentam a política, garantindo sua coerência ética, metodológica e institucional. As metas e ações, por sua vez, foram construídas a partir da escuta ativa da comunidade, do diagnóstico socioambiental e das experiências já existentes no município. Elas revelam a viabilidade de realizar transformações concretas, mesmo em contextos marcados por limitações orçamentárias e institucionais.
O estudo de ações locais implementáveis mostrou como o plano pode ser colocado em prática a partir de iniciativas simples, colaborativas e criativas — muitas vezes a partir das próprias escolas, associações e equipamentos públicos. E, por fim, o debate sobre os desafios e caminhos para a efetivação do plano reforçou que a continuidade política, a formação permanente, o financiamento público e a participação popular são pilares para que o PMEA saia do papel e se consolide como prática transformadora.
Finalizamos este módulo com a convicção de que o planejamento ambiental participativo é, em si, um processo educativo. Planejar, executar e avaliar uma política pública de Educação Ambiental é também formar sujeitos críticos, fortalecer redes comunitárias e criar novos sentidos para a convivência entre sociedade e natureza.
No próximo módulo, aprofundaremos as experiências formativas e práticas pedagógicas em Educação Ambiental, explorando como o plano pode ser integrado ao cotidiano escolar, comunitário e institucional de forma criativa, crítica e situada.