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3.4. Exemplo de ações locais implementáveis

3.4.1. Do plano à prática: experiências possíveis a partir das metas e diretrizes do PMEA

 

Para que o Plano Municipal de Educação Ambiental de Charqueada (PMEA) se torne mais do que um instrumento normativo, é essencial que suas metas e diretrizes se traduzam em ações concretas no cotidiano dos territórios. Essas ações devem ser simples o suficiente para viabilizar sua execução com os recursos e capacidades locais, mas também estruturadas de modo a gerar impactos reais, multiplicáveis e sustentáveis.

Neste tópico, são apresentados exemplos de ações locais implementáveis, organizados por eixo e inspirados nas metas previstas no plano. Esses exemplos não apenas ilustram possibilidades, mas servem como modelos pedagógicos e de gestão colaborativa, a serem adaptados por escolas, comunidades, conselhos e agentes públicos do município.

 

3.4.2. Eixo: Gestão Pública e Governança

 

Ação exemplo: Comissão Intersetorial de Educação Ambiental

Objetivo: Integrar representantes do Executivo, Legislativo, Judiciário, conselhos municipais, sociedade civil e instituições de ensino para o acompanhamento e proposição de políticas públicas em EA.

Como implementar:

  • Publicação de decreto municipal criando a comissão;
  • Indicação de representantes por cada secretaria e conselho;
  • Reuniões bimestrais com pauta definida e atas públicas;
  • Acompanhamento da execução do PMEA com base nos indicadores.

Potencial impacto:

  • Fortalecimento da institucionalização da EA;
  • Articulação de recursos e políticas;
  • Criação de um espaço permanente de diálogo sobre sustentabilidade.

 

3.4.3. Eixo: Educação e Participação Social

 

Ação exemplo: Oficinas comunitárias de educomunicação ambiental

Objetivo: Formar jovens e lideranças locais para produção de conteúdos acessíveis (vídeos, podcasts, cartazes, memes, quadrinhos) sobre temas ambientais locais.

Como implementar:

  • Parceria entre escolas, centros culturais e grêmios estudantis;
  • Seleção de facilitadores e produção de oficinas modulares (ex: roteiro, edição, publicação);
  • Criação de uma rede de mídias digitais da EA em Charqueada;
  • Divulgação das campanhas em feiras, eventos, rádios comunitárias e redes sociais.

Potencial impacto:

  • Democratização da informação;
  • Engajamento juvenil e formação crítica;
  • Diálogo entre linguagem popular e conhecimento técnico.

 

3.4.4. Eixo: Sustentabilidade e Desenvolvimento Local

 

Ação exemplo: Programa municipal de hortas comunitárias agroecológicas

Objetivo: Incentivar a criação de hortas em bairros, escolas e unidades de assistência social como ferramentas de segurança alimentar, aprendizagem e valorização dos saberes do campo.

Como implementar:

  • Identificação de espaços físicos disponíveis (escolas, CRAS, igrejas, terrenos públicos);
  • Parceria com agricultores, associações e instituições de ensino técnico;
  • Realização de mutirões com oficinas sobre compostagem, manejo e espécies nativas;
  • Organização comunitária para a manutenção das hortas.

Potencial impacto:

  • Integração entre meio rural e urbano;
  • Educação para o consumo responsável;
  • Protagonismo de mulheres e jovens em situação de vulnerabilidade.

 

3.4.5. Eixo: Bem-estar e Relação com a Natureza

 

Ação exemplo: Campanha de valorização da fauna silvestre local

Objetivo: Conscientizar a população sobre a importância da fauna nativa, os impactos do tráfico e abandono de animais, e os direitos dos seres vivos não humanos.

Como implementar:

  • Parceria com ONGs de proteção animal, Polícia Ambiental e escolas;
  • Criação de materiais educativos com estudantes sobre espécies locais;
  • Organização de exposições em praças e feiras livres;
  • Oficinas com professores sobre ética ambiental e bem-estar animal.

Potencial impacto:

  • Redução de maus-tratos e abandono de animais;
  • Maior conexão afetiva entre pessoas e natureza;
  • Formação de uma consciência ecológica ampliada.

 

3.4.6. Eixo: Transparência e Monitoramento

 

Ação exemplo: Plataforma digital do PMEA com indicadores e participação popular

Objetivo: Criar um espaço digital público com as metas do plano, cronograma de ações, indicadores e espaço para sugestões, denúncias e relatos da população.

Como implementar:

  • Desenvolvimento da plataforma em parceria com a Secretaria de Comunicação e escolas técnicas locais;
  • Atualização trimestral dos dados e relatórios;
  • Canal para envio de projetos de EA por cidadãos e instituições;
  • Divulgação massiva nas escolas e redes comunitárias.

Potencial impacto:

  • Fortalecimento da accountability e do controle social;
  • Engajamento da população no acompanhamento do plano;

Base de dados para futuras avaliações e replanejamentos.

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