Toda política pública ambiental precisa partir de uma leitura atenta da realidade em que se insere. Antes de propor diretrizes, metas e ações, é necessário conhecer o território: suas características físicas, seus modos de ocupação, seus conflitos socioambientais, suas potências e vulnerabilidades. Este módulo convida os participantes a mergulharem no diagnóstico socioambiental do município de Charqueada, elaborado como parte fundamental do processo de construção do PMEA.
Mais do que uma coleta de dados, o diagnóstico apresentado no plano é fruto de um olhar integrado e participativo sobre o município, construído com base em informações oficiais, escuta da população, experiências locais e análise crítica das dinâmicas ambientais e sociais. Nele, a Educação Ambiental é pensada a partir dos desafios concretos enfrentados pelos moradores de Charqueada: o saneamento, a gestão de resíduos, a proteção das águas e áreas verdes, a relação entre campo e cidade, os processos de urbanização e os contextos escolares.
Neste módulo, vamos explorar os elementos centrais desse diagnóstico, refletindo sobre como o conhecimento do território pode nos ajudar a planejar ações educativas transformadoras, situadas e coerentes com as realidades locais.