loader image

MÓDULO 2 – DIAGNÓSTICO SOCIOAMBIENTAL DE CHARQUEADA

Compreender o território para transformar a realidade

Toda política pública ambiental precisa partir de uma leitura atenta da realidade em que se insere. Antes de propor diretrizes, metas e ações, é necessário conhecer o território: suas características físicas, seus modos de ocupação, seus conflitos socioambientais, suas potências e vulnerabilidades. Este módulo convida os participantes a mergulharem no diagnóstico socioambiental do município de Charqueada, elaborado como parte fundamental do processo de construção do PMEA.

Mais do que uma coleta de dados, o diagnóstico apresentado no plano é fruto de um olhar integrado e participativo sobre o município, construído com base em informações oficiais, escuta da população, experiências locais e análise crítica das dinâmicas ambientais e sociais. Nele, a Educação Ambiental é pensada a partir dos desafios concretos enfrentados pelos moradores de Charqueada: o saneamento, a gestão de resíduos, a proteção das águas e áreas verdes, a relação entre campo e cidade, os processos de urbanização e os contextos escolares.

Neste módulo, vamos explorar os elementos centrais desse diagnóstico, refletindo sobre como o conhecimento do território pode nos ajudar a planejar ações educativas transformadoras, situadas e coerentes com as realidades locais.

Educação nas Nuvens
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.