4.4.1. Do plano ao cotidiano: como medir o que acontece em Charqueada?
Os indicadores previstos no PMEA de Charqueada precisam estar ancorados na realidade local, sendo simples, viáveis e representativos dos processos formativos e transformadores que a Educação Ambiental busca promover. A seguir, apresentamos sugestões de indicadores organizados conforme os cinco eixos estruturantes do plano, com exemplos quantitativos e qualitativos, descritos de maneira contínua em forma de texto.
Para as ações voltadas à articulação entre os poderes públicos e a institucionalização da Educação Ambiental, podem ser utilizados:
No que diz respeito à atuação em escolas e na formação cidadã, os indicadores podem incluir:
Para as ações integradas com a economia local e a valorização dos recursos naturais, podem ser utilizados:
Neste eixo, que articula saúde, ética ambiental e vínculos afetivos com o território, os indicadores podem ser:
Para acompanhar a execução do plano e garantir a comunicação pública, os indicadores recomendados incluem:
Esses indicadores devem ser escolhidos, ajustados e validados com a participação dos sujeitos envolvidos, garantindo que reflitam o que realmente importa para a transformação socioambiental do território. Mais do que medir resultados, eles devem servir como ferramentas de escuta, reflexão coletiva e aprimoramento contínuo.