6.2.1 Acompanhar para transformar: o papel dos indicadores na gestão educativa do PMEA
A construção e a aplicação de indicadores são fundamentais para a avaliação contínua das ações de Educação Ambiental, pois permitem identificar o que está funcionando, quais metas estão sendo cumpridas e o que precisa ser ajustado. No contexto do PMEA de Charqueada, os indicadores não são apenas ferramentas técnicas, mas expressões do compromisso ético e pedagógico com a transformação social, ambiental e política do território.
Este tópico apresenta o conceito de avaliação contínua, diferencia os tipos de indicadores aplicáveis à EA e propõe exemplos alinhados às metas e ações do PMEA, respeitando os princípios da participação, da contextualização e da intersetorialidade.
6.2.2. Avaliação contínua: processo formativo e pedagógico
Diferente de avaliações pontuais ou meramente somativas, a avaliação contínua consiste em um processo permanente de observação, análise e reflexão sobre a execução do plano, permitindo ajustes ao longo do caminho. No PMEA, ela deve ser entendida como:
Esse tipo de avaliação requer olhar atento e escuta ativa, valorizando tanto os dados objetivos (como número de ações realizadas) quanto os aspectos subjetivos (como percepções, sentidos atribuídos e vínculos gerados).
6.2.3. Tipos de indicadores: estruturais, processuais e de impacto
Autores como Tadeu Malheiros (2009) propõem que os indicadores aplicáveis à Educação Ambiental podem ser organizados em três grandes categorias:
Essa classificação ajuda a criar uma visão mais completa e integrada da política pública, reconhecendo que nem toda transformação é imediatamente mensurável, mas que os processos e estruturas também são parte essencial da mudança.
6.2.4. Exemplos de indicadores aplicáveis ao PMEA
A seguir, são apresentados exemplos práticos de indicadores de avaliação contínua que podem ser utilizados pelo município, considerando os eixos do plano:
Esses indicadores podem ser sistematizados nos relatórios anuais e revisados a cada ciclo trienal, como parte do processo de atualização do plano.
6.2.5. Construção participativa de indicadores
Um aspecto essencial da avaliação contínua é que os indicadores não devem ser impostos de cima para baixo, mas construídos e validados com os sujeitos envolvidos. A produção participativa de indicadores:
Para isso, podem ser utilizados processos como rodas de conversa, oficinas de autoavaliação, fóruns de escuta, mapeamentos participativos e assembleias escolares. O importante é que os indicadores reflitam o que as pessoas consideram significativo em termos de mudança, resultado e pertencimento.