MÓDULO 1 — INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Educação Ambiental: um campo em disputa e um compromisso coletivo

A Educação Ambiental, conforme destacado na fundamentação do Plano Municipal de Educação Ambiental de Charqueada (PMEA), constitui-se como um campo político, pedagógico e cultural em constante construção. Marcada por disputas de sentidos e práticas, ela reflete os diferentes projetos de sociedade em jogo e os modos como concebemos as relações entre seres humanos e natureza. Mais do que uma disciplina ou conteúdo escolar, a Educação Ambiental se afirma como um processo educativo permanente, voltado à formação de sujeitos críticos, conscientes de seu papel na transformação das realidades socioambientais.

Este módulo inicial propõe um mergulho nas raízes históricas, políticas e epistemológicas da Educação Ambiental, situando suas origens e suas principais correntes de pensamento. Ao longo da discussão, abordaremos também os marcos legais e normativos que estruturam a política pública de Educação Ambiental no Brasil, bem como o papel da interdisciplinaridade e da ecocidadania como princípios orientadores das práticas pedagógicas transformadoras.

Mais do que oferecer definições prontas, este módulo convida à reflexão sobre qual Educação Ambiental estamos construindo — e para quem. Afinal, como lembra o PMEA, não se trata apenas de preservar o ambiente, mas de reconstruir sentidos de pertencimento, responsabilidade e justiça socioambiental em nossos territórios.