WALL·E

Sinopse: Após entulhar a Terra de lixo e poluir a atmosfera com gases tóxicos, a humanidade deixou o planeta e passou a viver em uma gigantesca nave. O plano era que o retiro durasse alguns poucos anos, com robôs sendo deixados para limpar o planeta. WALL-E é o último destes robôs, e sua vida consiste em compactar o lixo existente no planeta. Até que um dia surge repentinamente uma nave, que traz um novo e moderno robô: Eva. A princípio curioso, WALL-E se apaixona e resolve segui-la por toda a galáxia.

Sugestão: Giovana

Uma verdade inconveniente

O cineasta Davis Guggenheim acompanha Al Gore, ex-candidato à presidência dos EUA, no circuito de palestras para conscientizar o público sobre o aquecimento global. O político pede ação imediata para conter seus efeitos destrutivos ao meio ambiente.

Sugestão: Rosemary

O dia depois de amanhã

O climatologista Jack Hill tem que viajar a pé da Filadélfia a Nova York para tentar localizar seu filho Sam depois que o aquecimento global causa desastres naturais em todo o mundo.

Sugestão: Jeanette

Terra 2100

Apresentado pelo jornalista Bob Woodruff, o documentário explora a pior perspectiva futura se o homem não agir contra os problemas atuais que ameaçam a civilização, como a mudança climática, o crescimento populacional e o mau uso dos recursos energéticos. Os fatos se desenvolvem paralelamente à vida da personagem fictícia, “Lucy” (contada através do uso de imagens e animações), enquanto ela relata como eles afetaram a sua vida. O programa inclui previsões da Terra nos anos de 2015, 2030, 2050, 2085 e 2100, feitas por cientistas, historiadores, antropólogos e economistas, incluindo Jared Diamond, Thomas Homer-Dixon, Peter Gleick, James Howard Kunstler, Heidi Cullen e Joseph Tainter. Segundo o produtor Michael Bicks, “o programa foi criado para mostrar a pior perspectiva para a civilização humana. Porém, não afirmamos que esses fatos irão se concretizar — mas, se falharmos em resolver problemas como a mudança climática, o esgotamento dos recursos e a super-população, é provável que se concretizem”.

Sugestão: Wilson

Tempestade: planeta em fúria

A ocorrência cada vez mais frequente de eventos climáticos capazes de ameaçar a existência da humanidade faz com que seja criada uma extensa rede de satélites, ao redor de todo o planeta, de forma a controlar o próprio clima. Apelidado de Dutch Boy, este sistema construído a partir da cooperação de 17 países é coordenado pelo engenheiro Jake Lawson. Após anos de dedicação, ele é afastado da função devido a questões políticas e, em seu lugar, é nomeado seu irmão caçula, Max.

Sugestão: Jeanette

Os sem-floresta

Animais de uma floresta acordam do período de hibernação e descobrem que têm vários vizinhos humanos que vivem nas proximidades. Inicialmente, eles ficam com medo da novidade, mas, com o tempo, o guaxinim oportunista RJ ensina os humanos a explorar as maravilhas comestíveis que deixam para trás.

Sugestão: Cristiane

Oceanos de plástico

De acordo com o documentário, nossos oceanos são arrastados por cinco grandes correntes, resultantes dos ventos e da rotação da Terra. O que ocorre é que o lixo lançado nos rios e nas praias acaba sendo levado para os oceanos e, pelo efeito das correntes, formando as famosas ilhas de plástico.

Outro tipo de poluição ainda pior é a neblina de plástico, formada pelos microplásticos, que se formam a partir da quebra do material plástico flutuante nos oceanos, em decorrência da ação das ondas, do sal e dos raios ultravioletas. Esse tipo de poluição é de difícil tratamento, devido à dimensão do seu impacto, como mostra o documentário.

Sugestão: Juliana

O Lorax: em busca da trúfula perdida

Ted vive em um lugar onde as árvores são feitas de plástico e tudo é artificial. Ele deixa a cidade com a intenção de trazer uma árvore de verdade para impressionar a garota por quem é apaixonado.

Sugestão: Juliani e Rosemary

Lixo Extraordinário

Lixo Extraordináriodocumentário retrata com sensibilidade descarte de lixo na sociedade contemporânea. A arte e a educação são ferramentas essenciais para repensarmos a sociedade em diversos âmbitos. Não é diferente com a forma como lidamos com o nosso lixo e com o trato de maneira geral que temos com o meio ambiente

Sugestão: Nilva

Ilha das Flores

Um tomate é plantado, colhido, transportado e vendido num supermercado, mas apodrece e acaba no lixo. O filme segue-o até seu verdadeiro final, tudo para deixar clara a diferença que existe entre tomates, porcos e seres humanos.

Sugestão: Luciana

Em busca dos corais

Mergulhadores, cientistas e fotógrafos do mundo inteiro se unem em uma campanha submarina épica para documentar o desaparecimento dos recifes de coral.

Sugestão: Nilva

Seremos História?

Sinopse: Um problema de longas datas está se mostrando cada vez mais grave. Mudanças de temperatura, inundações, e outros fenômenos semelhantes têm se tornado cada vez mais comum, e o que tem sido feito na tentativa de amenizar essa situação? É na busca por respostas para essas questões que Leonardo DiCaprio abraça a missão de testemunhar as mudanças climáticas em diversos países, e de uma forma nunca vista antes.

Duração: 1h 36min

Documentário

Direção: Fisher StevensRoteiro Mark Monroe

Elenco: Leonardo DiCaprio, Barack Obama, Bill ClintonTítulo original Before the Flood

Sugestão: Rosemary

Camisetas Viajando

Sinopse: O documentário camisetas viajando que mostra como o imperialismo, na sua forma de globalização, destrói a Zambia, deixando a população na miséria e a morrer de doenças, sem o mínimo de saneamento básico.

Sugestão: Daiana

Sinopse: A ficção traz a temática da caça aos animais e a comercialização deles. Este debate é protagonizado pelo garoto órfão Jesse que tem dificuldade em se adaptar a uma nova família. Até que é apresentado ao casal Glen e Annie Greenwood. Em seu novo lar, ele também começa a trabalhar no parque temático para fazer a reparação da pixação que fez. Durante esta tarefa, Jesse conhece e se aproxima da orca Willy, baleia que está sendo adestrada para apresentações no local. Contudo, Willy não responde bem ao treinamento por estar traumatizada pela caça de que foi vítima. A circunstância  possibilita o início de uma bela amizade entre Jesse e Willy, observada pelo dono do parque, que planeja lucrar com a baleia orca.                                            Escolhi esse clássico dos anos 90, pois aborda o amor de um garoto rebelde por uma baleia, fazendo com que ele mude seu comportamento para protegê-la da comercialização e maus tratos.

Sugestão: Silvana

Rio

Sinopse: Capturada por contrabandistas de animais quando tinha acabado de nascer, a arara Blu nunca aprendeu a voar e vive uma vida domesticada feliz em Minnesota, nos Estados Unidos, com sua dona, Linda. Blu pensa que é a última arara de sua espécie. Mas quando descobrem que Jewel, uma fêmea, vive no Rio de Janeiro, Blu e Linda vão ao seu encontro. Os contrabandistas capturam Blu e Jewel, mas as aves escapam e começam uma aventura arriscada rumo à liberdade.

Sugestão: Carolina

Sinopse: O ator Jeremy Irons está em uma praia na velha cidade libanesa de Sidon. Atrás dele, uma montanha de escombros – lixo hospitalar, restos de comida e animais mortos-, resultado de 30 anos de consumo de uma só cidade. Este é o começo de uma meticulosa jornada investigativa pelo mundo, guiada pelo ator, que busca descobrir o que acontece com as bilhões de toneladas de lixo que são produzidas no planeta todos os dias. Apesar da coleção de paisagens paradisíacas devastadas pela poluição, Irons nos aponta a saída para este problema global. Festival de Cannes 2012.

Sugestão: Silvana e Heloá

Sinopse: “A história das coisas” (The Story of Stuff), é um documentário de apenas 20 minutos que fala sobre o consumo exagerado de bens materiais, e o impacto negativo que esse consumo causa no meio ambiente. Apresentando Annie Leonard, The Story of Stuff mostra de uma maneira didática e clara  todo o processo que vai desde a extração da matéria, confecção do produto, venda, compra e falsa ideia de necessidade, até o momento de descarte e poluição. Colocando em debate o mal que esses resíduos tóxicos causam não só ao meio ambiente, mas também à saúde da população em geral. Com uma boa dose de humor o documentário questiona os nossos valores, os padrões sociais de consumo impostos pela mídia e grandes empresas. Levando-nos a questionar sobre nossos costumes e a maneira como consumimos e encaramos a preservação do nosso planeta. Qual é o nosso papel na terra, o que estamos fazendo para melhorar? Veja o documentário abaixo e repense seus valores!

Sugestão: Wilson

Sinopse: Causadas pela própria humanidade, enchentes, furacões e uma série de tragédias assolam o planeta cotidianamente. O documentário mostra como a Terra chegou nesse ponto: de que forma o ecossistema tem sido destruído e, principalmente, o que é possível fazer para reverter este quadro. Entrevistas com mais de 50 renomados cientistas, pensadores e líderes ajudam a esclarecer estas importantes questões e a indicar as alternativas ainda possíveis.

Sugestão: Heloá